Muitos estudantes da área de Direito não sabem se é preciso de OAB para prestar concurso e se você é um deles, vale a pena conferir essas informações. Saiba de uma vez por todas se é preciso de OAB para prestar concurso:
Preciso de OAB para prestar concurso?
Muitos estudantes e futuros estudantes de Direito se confundem em relação a prestação de concursos. Afinal, é preciso ter OAB para se tornar concursado?
Bem, é importante deixar claro que é necessário ter a carteirinha da OAB para exercer qualquer cargo oriundo da advocacia e ser somente bacharel não é suficiente.
✓ Veja as principais dicas sobre a prova:
Entretanto, para alguns concursos não é necessário possuir OAB para ser aprovado. O que é exigido é que, no mínimo, o candidato seja bacharel em Direito, ou seja tenha concluído o curso e possa comprovar através de certificado de conclusão.
Mas, quais são os concursos que não precisam de OAB na áea de Direito? Entenda essa e outras dúvidas a seguir:
O que é preciso para fazer um concurso de Direito?
Como você pôde conferir acima, muitos concursos da área de Direito não exigem que o candidato tenha a carteira da OAB para se tornar um concursado. Mas então, quais seriam os requisitos?
Veja a seguir quais são os requisitos do concurso público em Direito:
- Ser em bacharel em Direito;
- Ter, pelo menos, três anos de atividade jurídica comprovadas.
Além disso, observa-se também a posição do candidato em relação ao processo seletivo. Quem estiver de acordo com estas regras, pode exercer um cargo público caso seja aprovado no concurso.
✓ Confira os temas mais buscados pelos candidatos:
Quem tem OAB é concursado?
Como o Exame da Ordem dos Advogados é um processo seletivo, muitas pessoas acabam o confundindo com um concurso público.
Entretanto, vale ressaltar que a Ordem dos Advogados do Brasil não tem autárquica, nem se vincula à administração pública e justamente por isso, seu processo seletivo não é caracterizado como concurso público.
E por definição, os candidatos aprovados na prova OAB não são necessariamente considerados concursados, pois nenhum cargo é garantido a partir desta aprovação, somente a inscrição na OAB.
Quais concursos não precisam de OAB?
Existem muitos concursos que não exigem a inscrição na OAB, na verdade, a maioria deles. E por isso, separamos aqui uma lista dos concursos públicos que exigem OAB. Veja a seguir:
- Procurador Federal e dos estados;
- Procurador da Fazenda Nacional (PGFN);
- Advogado da União (AGU)
Os demais processos seletivos não citados aqui tem a exigência básica de que os candidatos sejam bacharéis em Direito e comprovem três anos de atividade judicial.
Quem tem OAB pode fazer concurso público?
Mas e quem tem a OAB pode participar de concurso público? Sim, os candidatos que possuem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil podem participar de processos seletivos para cargos públicos.
Entretanto, essa não é uma exigência base a não ser para os cargos que citamos em alguns parágrafos anteriores.
Para quem quer se tornar um concursado, é muito importante entender algumas informações básicas sobre a área de Direito neste quesito.
Por fim, se você ainda tem algum dúvida sobre os concursos públicos na área ou quer saber mais detalhes sobre a necessidade da OAB, vale a pena conferir o vídeo abaixo.