Quem está se preparando para o tão aguardado Exame da Ordem, precisa estar igualmente atento a o que estudar para OAB 2023. Afinal, quais os conteúdos e como funcionam as provas? Confira essa e outras informações sobre o que estudar para OAB 2023:
O que estudar para OAB 2023?
A prova OAB 2023 é uma das mais aguardadas do ano. Isso porque através dela, os graduados em Direito poderão conseguir a sua carteirinha da OAB, e assim, ter o direito de exercer a advocacia.
Contudo, este é considerando um dos exame de maior complexidade que ocorrem anualmente. Isso porque o grau de conhecimento exigido é bem alto.
✓ Veja mais dicas para ser aprovado (a) no exame:
Portanto, quem se prepara o quanto antes para a avaliação tem mais chances de ser aprovado no Exame da Ordem. E um dos principais pontos para essa preparação é saber como funciona a prova e quais os assuntos que serão abordados.
Primeiramente, é importante ressaltar que o Exame da Ordem é dividido em duas etapas:
- A 1ª fase, que consiste em uma avaliação objetiva com cerca de 80 questões;
- E a 2ª fase, que consiste em uma avaliação de cunho dissertativo, com 4 questões sobre os segmentos escolhidos pelo candidato.
Dessa forma, ambas as fases são consideradas eliminatórias, ou seja, para poder efetuar a segunda etapa da avaliação é preciso ter um bom resultado na prova objetiva.
Por fim, as duas fases são somatórias e contam para o resultado final do candidato inscrito. Portanto, é interessante estar por dentro dos conteúdos OAB 2023.
Quais as disciplinas cobradas na OAB?
A seguir, você poderá conferir uma lista dos conteúdos que geralmente estão previstos no exame. Confira:
Direitos:
- Administrativo;
- Civil;
- Processual Civil;
- Constitucional;
- Empresarial;
- Penal;
- Processual Penal;
- Direito do Trabalho;
- Processual do Trabalho;
- Tributário;
- Direitos Humanos;
- Código de Defesa do Consumidor;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Filosofia do Direito;
- Estatuto da Advocacia;
- Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
Esses conteúdos estão previstos tanto para a primeira quanto para a segunda fase da OAB. A diferença é que para a segunda fase, o próprio candidato poderá selecionar os segmentos do Direito com os quais tem afinidade.
Neste ponto, é importante identificar quais seus pontos fortes e buscar se dedicar a eles. Afinal, a segunda fase conta especialmente com duas habilidades bem específicaS: a intepretação e a produção textual.
Regras para prova OAB 2023
Um outro ponto que deve ser estudado pelos candidatos é quanto às regras para prova OAB 2023. Dessa forna, todos os anos, centenas de candidatos são eliminados por não seguirem o protocolo previsto no edital do Exame da Ordem.
✓ Se prepare o quanto antes para a prova:
Por isso, para evitar que a sua chance de aprovação na OAB desse ano seja perdido, é fundamental estar a par. Veja a seguir as principais regras da avaliação:
- O tempo de prova é equivalente a 5 horas;
- As canetas utilizadas devem ser azuis ou pretas em material transparente;
- Só serão permitidos documentos de identidades oficiais com foto, como RG e CNH;
- As idas ao banheiro são contabilizadas do tempo total de prova.
Edital de Abertura 2023
Para conferir o edital de abertura OAB 2023, no qual estão presentes todas as regras, instruções e documentações do exame. Por isso, veja os passos a seguir:
- Clique aqui para acessar o site FGV OAB;
- Selecione o exame em questão;
- Selecione a seccional;
- Clique no Edital de Abertura.
O passo a passo só estará disponível quando o edital de abertura 2023 for lançado. Quer conferir mais sobre as regras? Veja o vídeo: