As Inscrições OAB 2023 estão chegando e quem não quer perder os prazos, precisa entender o quanto antes o processo de inscrição. Confira as informações a seguir e entenda o que você precisa saber sobre as Inscrições OAB 2023.
Inscrições OAB 2023: como realizar?
O Exame da Ordem 2023 é o processo necessário para que os formandos de Direito possam estar atuando na área da Advocacia portando enfim, a sua carteira OAB.
O processo de pré-inscrição OAB 2023 pode ser feito pela internet, no site da OAB do seu Estado. Este processo depende de como funciona a seletiva da sua região, por isso vale a pena se informar através do site oficial.
Posteriormente, pode ser necessário ir até uma unidade responsável e apresentar os seus documentos para validar a sua inscrição.
Vale mencionar que também é possível se inscrever através do site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV). E para garantir a sua inscrição FGV 2023 através da plataforma, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Passo1: Acessa o site oficial da FGV;
- Passo 2: Clique na opção “Exames e Avaliações” no rodapé da página;
- Em seguida, clique em “Ir para o Exame de Ordem”;
- Na lateral direita terá uma lista de opções. Clique na opção de exame da Ordem;
- Selecione o ano, o estado e siga os demais passo a passo que site orienta.
Pronto! Uma nova tela será aberta e você deve confirmar se todos os dados presentes conferem, principalmente o seu número de inscrição utilizado para realização prévia do Exame da Ordem.
Não se esqueça de pagar o boleto gerado após esse procedimento, pois somente após a confirmação desse pagamento, a sua inscrição estará confirmada de fato.
Quais os requisitos?
Em primeiro lugar, você deve ter concluído o curso de Direito. Este é o requisito mais claro para a realização da prova, entretanto, muitos candidatos esquecem da necessidade de comprovar isto.
Será necessário apresentar o histórico ou algum documento que comprove o vínculo com o curso ou em qual período o estudante se encontra.
✓ Não perca um ano! Garanta as suas chances de ser aprovado dessa vez!
Também é preciso seguir os processos de inscrição acima e concluir o pagamento do boleto gerado.
Os candidatos que se inscreverem e estejam exercendo cargos de advocacia antes mesmo da carteira da OAB, terão a sua inscrição vedada.
Também é preciso estar atento ao condicionamento exigido para os candidatos da prova no dia do exame. Todas as instruções estão disponíveis no edital OAB 2023.
Como funciona a prova da OAB?
As provas OAB 2023 serão divididas em duas etapas, ambas de extrema importância para a aprovação do candidato, representando uma soma de pontos.
A primeira etapa é destinada a realização da prova objetiva do Exame da Ordem 2023. Nesta primeira fase, o participante deverá responder 80 questões fechadas sobre o conteúdo indicado.
Essas 80 questões possuem 4 alternativas cada, sendo somente uma delas a resposta correta.
Na segunda fase do exame OAB 2023, a prático-profissional, o candidato irá realizar uma prova aberta, de escrita, com quatro questões dissertativas sobre os viés do Direito.
Ambas as provas são de caráter eliminatório, portanto, é necessário alcança as pontuações mínimas para aprovação e emissão da carteirinha OAB.
As duas etapas da prova deverão ser feitas na mesma cidade, por isso, é importante conferir todos os dados do seu cartão de inscrição antes da data de aplicação do exame.
Para evita possíveis eliminações, confira também o que pode ou não ser levado para o dia do exame: