Quem estuda ou já estudou Direito, pode ter se perguntado o que é melhor: advogar ou prestar concurso público? Se essa também é a sua dúvida, essas informações serão valiosas para você. Saiba de uma vez por todas quais as melhores vantagens em advogar ou prestar concurso público:

É melhor advogar ou prestar concurso público?
Apesar de ambos os processos seletivos serem opções para os graduandos em Direito, essas são duas possibilidades bem diferentes dentro da área.
Mas afinal, qual é a carreira mais vantajosa para quem almeja crescer na área de Direito. Bem, você irá conferir essas e outras informações a seguir:

Uma das vantagens para quem vai optar por dvogar é que o processo seletivo só depende do seu resultado no Exame da Ordem, diferente do concurso público, no qual você estará competindo om centenas de pessoas.
Além disso, as provas de concurso público costumam ser mais difíceis por ser também mais específicas.
✓ Veja as principais dicas sobre a prova:
Mas é preciso comentar que um cargo público oferece muito mais estabilidade na carreira. Enquanto isso, a carreira do advogado depende muito da sua rede de contatos.
Dependendo do cargo público, ele também oferecerá uma remuneração bem mais atrtiva, apesar de muitas vezes os candidatos aguardarem bastante para começar a atuar.
Um outro detalhe que você deve considerar na sua lista de prós e contras é a carga horária de trabalho, que para os cargos públicos é, consideravelmente, menor que a carga horária do advogado.
Dependendo do cargo público em questão, a carga horária semanal pode ser de somente 30 horas.
Quem tem cargo público pode advogar?
Essa é uma dúvida muito importante e os interessados devem estar atentos, pois, os advogados que exercem cargo na chefia da administração pública não podem advogar.

E isto é válido mesmo para os concursos públicos que não são da área de Direito. Mas vale ressaltar que é possível advogar e estudar para concurso.
As regras são somente aplicadas quando o candidato é, de fato, aprovado em um processo seletivo para cargo público.
Pode ser concursado e advogado?
Quem irá optar por prestar concurso público na área de Dieito deve estar atento aos requisitos necessários para a sua candidatura no processo.

Não é preciso ter carteira da OAB, mas é necessário ser bacharel em Direito. E, além disso, comprovar 3 anos de prestação de serviços na área jurídica.
✓ Confira os temas mais buscados pelos candidatos:
Dúvida entre advogar ou prestar concurso público
Mas afinal, quais são os concursos públicos da área de Direito. A seguir você poderá conferir uma lista das áreas da justiça que podem estar abrindo concurso para seus cargos. Veja abaixo:
- Magistratura Federal.
- Magistratura Estadual.
- Magistratura do Trabalho.
- Promotorias Estaduais.
- Ministério Público Federal.
- Ministério Público do Trabalho.
- Ministério Público de Contas.
- Defensorias Estaduais.
Vale ressaltar ainda, que existem alguns processos seletivos que podem ser somente realizados por aqueles graduandos de Direito aprovados pelo Exame da Ordem e inscritos corretamente na OAB de sua seccional.
São estes os concursos para Procurador Federal e dos estados, Procurador da Fazenda Nacional (PGFN) e Advogado da União (AGU).
Para saber mais sobre os concursos públicos da área da justiça, não deixe de conferir o vídeo a seguir com informações complementares: