Você já se perguntou quantas vezes posso fazer a prova da OAB?Essa é uma dúvida muito comum entre os candidatos e por isso, vamos explicar todos os detalhes sobre o exame aqui. Veja a seguir quantas vezes posso fazer a prova da OAB e outras dúvidas frequentes:
Quantas vezes posso fazer a prova da OAB?
O Exame da Ordem é um exame que acontece anualmente. É através dele que os graduandos de Direito conquistar a carteira da OAB.
O exame é considerado por muitos como um processo seletivo difícil e portanto, muitos estudantes se preparam por bastante tempo para participar dele.
✓ Veja as principais dicas sobre a prova:
Em resumo, não é tão incomum não ser aprovado de primeira vez. Mas você sabe quantas vezes pode realizar o exame?
Bem, a verdade é não existe um limite para quantas vezes você pode participar do Exame. Caso não seja aprovado, por exemplo, na prova OAB, você pode se inscrever para a próxima versão e por ai, em diante.
Como funciona o Exame da Ordem?
O Exame da Ordem é o processo seletivo necessário para que os graduandos no curso superior de Direito passem a estar reconhecidos como aptos para atuar na área da Advocacia no Brasil.
A prova ocorre anualmente e é realizada em duas etapas, a primeira delas contando com uma prova objetiva de 80 questões e a segunda com uma prova dissertativa, com quatro questões abertas.
Vale ressaltar que ambas as etapas são eliminatórias e contam para a pontuação e colocação final do candidato no processo seletivo.
Isto quer dizer que, para participar da segunda fase, o candidato deve primeiro se sai bem na primeira parte desta avaliação. A seguir, você pode conferir quais são os conteúdos prova OAB 2023:
- Direito Do Trabalho;
- Código do Consumidor;
- Direito Empresarial;
- Código de Ética e de Disciplina Da OAB;
- Direito Civil;
- Direito Tributário;
- Direitos Humanos;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Direito Administrativo;
- Direito Ambiental;
- Filosofia do Direito;
- Direito Internacional;
- Direito Penal.
✓ Confira os temas mais buscados pelos candidatos:
Enquanto isso, para a segunda fase OAB, os candidatos devem elaborar uma peça processual, além de responder às quatro questões com um dos conteúdos escolhidos no momento de inscrição.
Confira abaixo quais os conteúdos presentes na segunda fase OAB deste ano:
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito do Trabalho;
- Direito Tributário.
Existem muitas dúvidas acerca do Exame da Ordem e os candidatos que irão participar da versão do exame de 2023, devem estar atentos aos mínimos detalhes.
Para entender mais sobre as informações da prova OAB 2023, confira o vídeo informativo abaixo:
Como se inscrever no Exame da Ordem 2023?
Os candidatos que estão dentro dos requisitos do Exame da Ordem, podem estar realizando a prova ao participar das inscrições OAB 2023.
A inscrição é simples e pode ser feita de forma online. Veja a seguir como se inscrever para a prova OAB 2023:
- Clique aqui para acessar o site da FGV;
- Clique no Exame da Ordem do ano de referência;
- Selecione a sua seccional;
- Crie o seu login usando as informações indicadas pela página.
Por fim, vale ressaltar que as informações sobre o exame como edital de abertura e possíveis solicitações de recursos. Além disso, elas também estão presentes neste acesso e o candidato deve estar atento às informações complementares do exame.